Em duelo de bielorrussas, Aryna Sabalenka levou a melhor esta madrugada sobre Victoria Azarenka na primeira ronda do US Open. A número 13 mundial, que se reencontrou com algum do seu melhor ténis durante a temporada americana de piso rápido, venceu em três sets, com os parciais de 3-6, 6-3 e 6-4.
Azarenka, finalista em 2012 e 2013, entrou muito bem no encontro e apesar da baixa percentagem de primeiros serviços colocados (54%, contra os 72% de Sabalenka), a antiga número um mundial esteve sólida como uma rocha e não permitiu que a oponente fosse bem sucedida na resposta. Ao fim de 41 minutos, “Vika” saltou para a frente do marcador.
O segundo parcial arrancou com Victoria Azarenka a conseguir o break e a avançar para 0-2 no marcador, o que poderia indicar que o final estava próximo para Sabalenka. No entanto, a nona cabeça de série descobriu o caminho para a resposta ao serviço da compatriota – que subiu consideravelmente de qualidade – e venceu seis dos últimos sete jogos para forçar uma terceira partida.
No terceiro set, Azarenka voltou a ser a primeira a chegar à quebra de serviço. Contudo, uma vez mais foi Sabalenka a ser mais agressiva na resposta e a conseguir operar a reviravolta, que ficou consumada ao fim de duas horas e 15 minutos.
Apurada para a segunda ronda de uma prova onde o melhor registo é a quarta ronda em 2018, Aryna Sabalenka já sabe que vai defrontar a cazaque Yulia Putintseva (39.ª), que venceu Madison Brengle por 6-3 e 6-3.