Depois de ter conquistado o Challenger de Meerbusch e de ter sido afastado na primeira ronda da fase de qualificação do US Open, o português Pedro Sousa regressa esta semana ao circuito Challenger e à terra batida na cidade italiana de Como. Na segunda ronda, o lisboeta bateu esta quinta-feira o francês Fabien Reboul (616.º ATP), com parciais de 6-2 e 6-2.
A defender o estatuto de terceiro cabeça de série, o tenista de 31 anos dominou as operações de início a fim. No primeiro set, Reboul ainda conseguiu vencer os dois primeiros jogos de serviço, mas rapidamente Sousa colocou o pé no acelerador e venceu quatro jogos consecutivos para a conquista do parcial.
O segundo set voltou a iniciar-se com o gaulês a vencer o jogo de serviço para se adiantar no marcador, mas Pedro Sousa acabou por chegar ao break pouco depois e deu seguimento com mais uma sequência de cinco jogos consecutivos, que o colocaram a um jogo da vitória. Ao fim de apenas 52 minutos, o número dois nacional acabou mesmo por confirmar o triunfo.
Na terceira ronda é de prever que o grau de exigência aumente para Pedro Sousa, uma vez que vai defrontar o 13.º cabeça de série, o chileno Alejandro Tabilo (238.º), que venceu Alex Molcan por 6-4 e 7-6(6). O encontro, de resto, será disputado ainda hoje, uma vez que a chuva desta quarta-feira levou ao adiamento dos encontros programados.