Foi preciso esperar porque a estreia a chuva quis atrasar, mas João Sousa lá regressou ao ATP 250 de Chengdu, na China, e com o pé direito: no duelo da primeira ronda, o melhor tenista português de todos os tempos derrotou o ex-top 20 Hyeon Chung (atual 145.º) por 1-6, 6-3 e 6-4.
Um ano depois de ter alcançado as meias-finais, o tenista natural de Guimarães conseguiu superar um primeiro set desastroso para superar o semifinalista do Australian Open de 2018 e vencedor do primeiro NextGen Finals. Como? Ao aproveitar a primeira oportunidade de break para ganhar vantagem no serviço de Chung e ser paciente até dispor de nova oportunidade para fazer a diferença, momento que chegou ao nono jogo do derradeiro parcial e depois consumou ao segurar o serviço.
Apurado para a segunda ronda do Chengdu Open, João Sousa vai ter pela frente mais um jogador extremamente talentoso: Félix Auger-Aliassime, canadiano que aos 19 anos é o 20.º da tabela ATP e este ano já disputou três finais ao mais alto nível.