A estreia de Pedro Sousa no Challenger de Barcelona correu pelo melhor. A defender o estatuto de sétimo cabeça de série, fruto do 115.º lugar que ocupa no ranking mundial, o tenista português estreou-se com uma vitória na segunda ronda – teve um bye na primeira – perante o espanhol Enrique Lopez-Perez (192.º), com os parciais de 6-3 e 6-3.
Após o afastamento de João Domingues, o tenista lisboeta foi o único português a manter-se no quadro principal do torneio catalão. O primeiro set teve quatro quebras de serviço, sendo que três delas foram a favor do experiente atleta de 31 anos. Ao fim de 37 minutos, Pedro Sousa adiantou-se no placard.
O segundo set foi gerido de forma tranquila pelo atleta luso. Logo no segundo jogo do parcial, o número dois nacional aproveitou o único break point que existiu em todo o set para marcar a diferença. A vitória ficou selada em pouco mais de uma hora de jogo.
Na terceira ronda, Pedro Sousa vai medir forças com o vencedor do embate entre Oriol Roca Batalla (302.º) e Steven Diez (160.º), 12.º cabeça de série.