14 meses depois de não ter resistido às lágrimas em Washington e 9 meses após deixar a sala de conferências de imprensa do Australian Open em lágrimas depois de anunciar o muito provável final de carreira, Andy Murray é novamente campeão de um torneio ATP.
Autor de uma carreira recheada de vitórias, o tenista britânico de 32 anos escreveu uma das páginas mais bonitas — e notáveis — do seu percurso ao derrotar o rival e amigo Stan Wawrinka por 3-6, 6-4 e 6-4 numa final entre campeões do Grand Slam que perseguiam o mesmo objetivo: estancar a seca de títulos que atravessavam devido às lesões que ameaçaram as respetivas carreiras.
MURR-ACULOUS 🙌
The emotional moment @andy_murray won the #EuropeanOpen2019 title! pic.twitter.com/Jwj39n5hvA
— Tennis TV (@TennisTV) October 20, 2019
Numa final épica em todos os sentidos, o ex-número um do mundo conseguiu recuperar da desvantagem de um set e um break e sobreviver a uma reta final imprevisível para dar a volta ao helvético e conquistar o primeiro título desde que foi campeão no Dubai, em fevereiro de 2017.
Se nos primeiros instantes a emoção acabou por falar mais alto e Andy Murray se rendeu às lágrimas, na reação à vitória perante os milhares de espetadores que esgotaram o complexo o tenista escocês não escondeu a enorme satisfação por ter conseguido chegar ao fim da semana vitorioso. “Esta é provavelmente uma das melhores vitórias da minha carreira, por tudo o que aconteceu”, admitiu, aproximando-se depois do banco de Stan Wawrinka para esperar sentado ao lado do suíço pelo início da entrega dos troféus.
No cômputo geral, a vitória em Antuérpia traduz-se na 46.ª de Andy Murray em torneios de singulares, ele que este ano já tinha conhecido o sabor da vitória mas em pares — logo na primeira paragem que fez neste seu regresso, ao lado de Féliciano López no Queen’s Club, em Londres.
E porque nada tinha a defender à entrada para esta semana, Andy Murray adiciona 250 pontos ao ranking e garante a subida de 116 (!) lugares na atualização de segunda-feira, em que surgirá como o 127.º classificado. A próxima paragem ainda não está decidida, até porque o nascimento do terceiro filho com Kim Sears está iminente (chegou a colocar em dúvida a participação em Antuérpia)…
Última atualização às 17h52.