A nova época ainda não arrancou e já há uma grande iniciativa de solidariedade a surgir do núcleo de jogadores: vários tenistas australianos comprometeram-se, ao longo dos dois primeiros dias do ano, a doar quantias consideráveis para ajudar as vítimas dos incêndios que têm afetado a Austrália nos últimos meses. Tudo começou com um tweet de Nick Kyrgios…
“Vá lá, Tennis Australia. De certeza que podemos fazer uma exibição antes do Australian Open para angariar fundos para os que estão a ser afetados pelos incêndios.” A mensagem foi publicada pelo irreverente tenista australiano no Twitter às 10h26 de dia 1 de janeiro e não demorou a ganhar relevância.
Apesar dos responsáveis pelo ténis no país ainda não terem entrado em grandes detalhes — esta quinta-feira publicaram um comunicado a dar conta de que brevemente anunciarão várias iniciativas durante a ATP Cup, o Australian Open e os restantes eventos em solo australiano com o objetivo de ajudar as vítimas —, já vários jogadores se mobilizaram com a causa.
Nick Kyrgios foi o primeiro: depois do primeiro tweet, o atual número 30 do mundo comprometeu-se, já na manhã desta quinta-feira, a “doar 200 dólares por cada ás que fizer em todos os eventos que disputar neste verão (australiano)”.
E as reações não tardaram: Alex de Minaur respondeu de imediato ao tweet dizendo que “gosto desta ideia, vou doar 250 dólares por ás porque acho que não vou conseguir fazer tantos quanto tu…” e a ele seguiu-se ainda John Millman — completando um trio de jogadores que, curiosamente, já passaram pelo Millennium Estoril Open. “Não estou ao vosso nível mas quero envolver-me. Vou doar 100 dólares por cada ás que conseguir fazer durante o verão australiano”, escreveu o 48.º classificado do ranking ATP.