Um ano e meio depois, Pedro Sousa está de volta à segunda ronda de um quadro principal de singulares de um torneio ATP: o número dois nacional aproveitou o estatuto de lucky loser para avançar no Argentina Open, o ATP 250 de Buenos Aires.
Número 145 do ranking, o lisboeta de 31 anos recebeu a notícia da desistência de Cristian Garín (recém campeão do torneio de Córdoba) a cerca de uma hora do arranque do encontro e demorou a entrar em jogo mas conseguiu dar a volta a Facundo Diaz Acosta (471.º) e confirmar o favoritismo para derrotar o jovem tenista da casa por 4-6, 6-2 e 6-3.
Foi a 13.ª vitória da carreira de Sousa ao mais alto nível, primeira desde que alcançou o mesmo resultado em Bastad, na Suécia, em julho de 2018.
Garantida que está a presença na segunda eliminatória, o segundo melhor jogador português da atualidade vai procurar a primeira presença em quartos de final desta importância frente a Jozef Kovalik. O tenista eslovaco é o número 129 da tabela ATP e fechou a temporada transata com a conquista do quinto título Challenger da carreira na Maia.
Para além de Pedro Sousa, também João Domingues entrou no quadro principal como lucky loser e foi a jogo esta terça-feira. À hora de publicação deste artigo, o tenista de Oliveira de Azeméis ainda se encontrava a medir forças com Pedro Martinez.