No dia em que foi confirmado como o terceiro nome para a edição de 2020 do Millennium Estoril Open, o grego Stefanos Tsitsipas esteve em apuros no ATP 500 de Roterdão. O tenista helénico cedeu o primeiro parcial diante de Hubert Hurkacz (#29 ATP), mas ainda foi a tempo de recuperar e de vencer com os parciais de 6-7(2), 6-3 e 6-1.
O primeiro parcial ficou marcado pela dificuldade de Tsitsipas em vencer pontos com o segundo serviço. Hurkacz castigou muito o grego nesse aspeto e causou estragos. Apesar dos poucos pontos de break (dois para o número 6 mundial e um para o polaco), ambos os tenistas conseguiram uma quebra de serviço. Nesse capítulo, Tsitsipas teve o timing mais oportuno, já que salvou três set points para conseguir o break quando Hurkacz servia para a conquista do parcial.
Apesar da recuperação de última hora, o melhor cotado dos dois não conseguiu impor-se num tie-break muito bem jogado pelo tenista polaco. O arranque do segundo set veio reforçar a surpresa, já que Hurkacz conseguiu novo break para se adiantar por 2-0. Encostado à parede e com o serviço – uma das suas maiores armas – a não funcionar (colocou apenas 38% das primeiras bolas no segundo parcial), Tsitsipas conseguiu ainda assim vencer seis dos últimos sete jogos para igualar o marcador e forçar um terceiro set.
O último parcial trouxe o melhor momento de “El Greco” no encontro. O número 6 do Mundo cedeu apenas quatro pontos no serviço durante o último set, melhorando imenso em relação ao parcial anterior. Também na resposta Tsitsipas esteve a um nível superlativo, tendo conseguido duas quebras de serviço nos primeiros três jogos para construir a reviravolta.
Evitada a surpresa, o campeão em título do Millennium Estoril Open já sabe que vai defrontar Aljaz Bedene (#52) na segunda ronda, depois do esloveno se ter imposto perante Benoit Paire (#19).
ABN AMRO World Tennis Tournament
Resultados de terça-feira
1.ª Ronda:
Filip Krajinovic d. [WC] Tallon Griekspoor, 6-4 e 6-1
[2] Stefanos Tsitsipas d. Hubert Hurkacz, 6-7(2), 6-3 e 6-1
Karen Khachanov d. [5] Fabio Fognini, 6-3 e 6-3
[7] Andrey Rublev d. Nikoloz Basilashvili, 6-2 e 6-3
Félix Auger-Aliassime d. Jan-Lennard Struff, 6-3, 1-6 e 6-3
Aljaz Bedene d. Benoit Paire, 6-2 e 6-4
Alexander Bublik d. [Q] Gregoire Barrere, 6-3, 6-7(2) e 6-4