Tsitsipas elimina Rublev, apura Thiem e discute qualificação com Nadal

O grego Stefanos Tsitsipas, campeão em título do ATP Finals, está na luta por um lugar nas meias-finais. Esta terça-feira, Tsitsipas fez o que lhe competia e derrotou Andrey Rublev em três sets, com os parciais de 6-1, 4-6 e 7-6(6), para se manter vivo na defesa do título.

Sentado no sofá a observar com muita atenção estava o austríaco Dominic Thiem, a torcer por uma vitória de ‘El Greco’ para poder festejar o apuramento para as meias-finais enquanto vencedor do Grupo Londres. E, ao fim de 19 minutos, Thiem não podia estar mais contente. Nesse espaço de tempo, Tsitsipas arrasou Rublev por completo e fechou o primeiro parcial sem dificuldades.

Depois da entrada em falso, Rublev surgiu na segunda partida de cara lavada. O russo encontrou algum do seu melhor ténis e ofereceu outra réplica a Tsitsipas. Ainda assim, o grego foi o primeiro a ameaçar o break, com dois break points desperdiçados no sétimo jogo. Como o ditado diz, «quem não mata, morre» e um jogo de serviço muito pobre de Tsitsipas, quando este servia a 4-5 para se manter no parcial, ditou a vitória de Rublev no segundo set e a necessidade de se jogar um terceiro.

Numa grande batalha entre ambos, Tsitsipas teve cinco chances para quebrar o serviço de Rublev logo numa fase inicial do set, mas não conseguiu. Até ao fim, não se voltaram a ver mais break points e apenas o tiebreak pôde separar os dois atletas. Tsitsipas chegou a liderar por 5-2, antes de Rublev vencer dois pontos ao serviço e reduzir para 5-4. Com dois pontos no serviço que lhe poderiam dar a vitória, o helénico claudicou, perdeu ambos e deixou Rublev a servir para fechar a partida.

Contudo, o golpe de teatro estava para chegar: a servir a 6-5 no tiebreak para a vitória, Andrey Rublev cometeu uma dupla falta em pleno match point. Como se não bastasse, o russo cedeu mais um mini break logo de seguida e, consequentemente, o match point a Tsitsipas. De regresso ao serviço, o grego selou o triunfo depois de uma direita do adversário ter ficado na rede.

A vitória de Stefanos Tsitsipas significa, desde logo, o apuramento de Dominic Thiem para as meias-finais do ATP Finals. O austríaco já tem garantida a vitória no Grupo Londres e um lugar na próxima fase, pelo que o encontro frente a Andrey Rublev – que perdeu todas as chances de se apurar com esta derrota – será apenas para cumprir calendário. No entanto, bem mais apetitoso será o embate entre Tsitsipas e Rafael Nadal, já que o vencedor vai garantir o segundo lugar do grupo e avançar para a próxima fase.

Total
0
Shares
Total
0
Share