Kontaveit e Li: as campeãs que nunca o puderam ser

O Grampians Trophy foi o único torneio pré-Australian Open que terminou sem campeã. A decisão do cancelamento da final já era conhecida antes das meias-finais se disputarem, mas as quatro sobreviventes entraram na quadra para discutirem o acesso a uma final que sabiam que nunca iria existir. As campeãs que nunca tiveram a real chance de o ser foram Anett Kontaveit e Ann Li, que superaram os respetivos compromissos nas meias-finais.

Kontaveit, número 23 mundial e sexta cabeça de série, levou a melhor sobre a grega Maria Sakkari (22.ª WTA), a quinta pré-designada, num encontro onde teve que operar uma reviravolta, após um melhor arranque da helénica. O primeiro parcial foi dominado por Sakkari, que perdeu apenas quatro pontos no serviço e conseguiu dois breaks que lhe permitiram sair na frente do marcador.

A resposta de Kontaveit surgiu na segunda partida. O nível da estoniana subiu no que diz respeito à resposta ao serviço e Sakkari começou a ter mais dificuldades. Kontaveit massacrou a segunda bola da grega e conseguiu levar o encontro ao super tiebreak, onde anulou dois match points antes de salar o triunfo com os parciais de 2-6, 6-3 e 11-9.

A segunda meia-final foi 100% norte-americana e opôs Jennifer Brady (24.ª) e Ann Li (99.ª). A realizar uma das melhores, senão a melhor semana da carreira, Li foi capaz de prolongar o bom momento.

A menor cotada focou os seus esforços sobretudo na resposta ao segundo serviço de Brady e foi aí que mais dificuldades causou à adversária. Ainda assim, os primeiros dois sets só se resolveram no tiebreak, com ambas a vencerem um parcial e a levarem o encontro para o super tiebreak. Ann Li abriu uma vantagem de 6-1 que parecia deixar a vitória bem encaminhada, mas Brady reagiu e reduziu para 6-4. Porém, Li não tremeu perante a reação da compatriota, manteve-se firme e fechou o encontro com os parciais de 7-6(5), 6-7(5) e 10-6.

Apesar das vitórias, Anett Kontaveit e Ann Li nunca chegaram a disputar a final, que já tinha sido previamente cancelada pela organização devido à falta de tempo no calendário. Ainda assim, as duas tenistas chegam ao primeiro Grand Slam da temporada em grande forma.

Total
0
Shares
Total
0
Share