Goffin e Bautista Agut discutem título em Montpellier

Os dois finalistas do ATP 250 de Montpellier ficaram a ser conhecidos este sábado, com os principais favoritos a confirmarem esse mesmo estatuto para avançar até à final. O belga David Goffin, segundo cabeça de série, e o espanhol Roberto Bautista Agut, primeiro pré-designado, venceram os respetivos compromissos e vão discutir o troféu este domingo.

Goffin foi o primeiro a ir a jogo e teve de se aplicar para se livrar do bielorrusso Egor Gerasimov (83.º). O número 15 mundial começou muito bem o encontro, tendo quebrado o serviço a Gerasimov no jogo inaugural. Essa vantagem perdurou até ao final do set, ainda que o bielorrusso tenha tido três oportunidades para fazer de imediato o contra break. Gerasimov elevou o nível na segunda partida, apresentou maior eficácia na resposta e os resultados foram bem superiores, com o 83.º colocado da hierarquia mundial a forçar uma terceira partida.

Com tudo em aberto, Goffin recorreu ao primeiro serviço para desbloquear o último set. O belga venceu 86% (12/14) dos pontos com a primeira bola no set decisivo e fechou o encontro com os parciais de 6-4, 2-6 e 6-4. David Goffin avança então para aquela que é a primeira final desde o Masters 1000 de Cincinnati de 2019. O belga vai também jogar pela primeira vez a grande decisão em Montpellier, depois de ter ficado pelas meias-finais em 2018 e 2020.

Frente a frente com Goffin vai estar Roberto Bautista Agut, que depois de um arranque de temporada conturbado, está a encontrar o ritmo desejado em solo francês. O tenista de 32 anos defrontou Peter Gojowczyk (144.º) e enfrentou uma dura resistência, nomeadamente no primeiro parcial. O alemão chegou a liderar por 5-4, colocando a pressão de servir para se manter no set do lado de Bautista Agut. O espanhol respondeu da melhor forma e venceu os sete jogos seguintes, numa série que lhe permitiu construir uma vitória sólida pelos parciais de 7-5 e 6-1.

Bautista Agut aumentou a vantagem no confronto direto para 5-0 sobre Gojowczyk e vai jogar a 17.ª final da carreira em torneios do ATP Tour (tem um registo positivo: 9-7). O confronto direto com Goffin é favorável ao belga no geral (3-2), mas Bautista Agut leva vantagem em piso rápido (2-1). Seja qual for o vencedor no domingo, há já uma garantia: o campeão será apenas o terceiro jogador estrangeiro a vencer o ATP 250 de Montpellier, cujas oito das últimas dez edições foram ganhas por jogadores da casa. Os únicos a conseguir este feito foram Tomás Berdych, em 2012, e Alexander Zverev, em 2017.

Total
0
Shares
Total
0
Share