Clara Tauson obriga Alexandrova a fazer as malas em Lyon

A dinamarquesa Clara Tauson, antiga número um mundial de juniores, causou esta segunda-feira a primeira grande surpresa no WTA 250 de Lyon. A jovem de 18 anos, que furou toda a fase de qualificação, bateu o pé à russa Ekaterina Alexandrova, número 33 mundial e primeira cabeça de série no torneio francês, com os parciais de 6-3 e 6-4.

Alerta para os perigos que Alexandrova representa, sobretudo em piso rápido indoor (venceu 36 dos 44 jogos que realizou nestas condições desde outubro de 2018, mais do que qualquer outra jogadora nesse período), Tauson apresentou uma estratégia de jogo assente na potência do seu jogo desde o fundo do court. Mais consistente, a dinamarquesa disparou de todos os cantos e acabou por ser superior no estilo de jogo em que Alexandrova se poderia destacar.

A primeira cabeça de série ainda ameaçou uma recuperação na segunda partida, ao eliminar três match points para depois quebrar o serviço a Tauson. De volta ao serviço, Alexandrova teve de salvar mais dois match points para conseguir reduzir a desvantagem para 4-5, mas acabou mesmo por não conseguir completar a reviravolta. A tenista de 26 anos ainda eliminou um sexto match point, mas não conseguiu dar uma resposta a um grande serviço de Tauson, que confirmou a vitória à sétima tentativa.

Com a segunda vitória da carreira sobre tenistas do top 50, Clara Tauson assegurou um lugar na segunda ronda em França. A jovem dinamarquesa vai defrontar a húngara Timea Babos (105.ª), que bateu Varvara Gracheva (94.ª) por 6-4, 5-7 e 6-3.

Open 6ème Sens – Métropole de Lyon
Resultados de segunda-feira

Ronda 1:
Greet Minnen d. Katarzyna Kawa, 7-5 e 7-5
[8] Arantxa Rus d. Xiyu Wang, 7-6(6) e 6-4
Timea Babos d. Varvara Gracheva, 6-4, 5-7 e 6-3
Nina Stojanovic d. [6] Sorana Cirstea, 6-4 e 6-0
[Q] Clara Tauson d. [1] Ekaterina Alexandrova, 6-3 e 6-4
[2] Fiona Ferro d. [Q] Magdalena Frech, 5-7, 7-5 e 7-5
Camila Giorgi d. Viktoria Kuzmova, 6-2 e 6-3

Total
0
Shares
Total
0
Share