Game, set and match, Tsonga… 476 dias depois

Quase um ano e meio depois, Jo-Wilfried Tsonga voltou a vencer. O tenista francês tinha ganho um encontro pela última vez em novembro de 2019, quando derrotou Yasutaka Uchiyama num embate da Taça Davis, e colocou um ponto final na seca esta terça-feira. Tsonga, que desde essa última vitória até ao encontro de hoje só tinha disputado mais quatro jogos, bateu Feliciano López (61.º ATP) por 3-6, 6-4 e 7-5 e apurou-se para a segunda ronda do ATP 250 de Marselha.

O tenista de 35 anos, que foi muito castigado por lesões e que teve inclusive de ser operado ao joelho esquerdo, regressou aos triunfos num evento que bem conhece e no qual já ergueu o troféu em três ocasiões (2009, 2013 e 2017). O confronto direto frente a López era favorável a Tsonga, que tinha ganho os cinco encontros que disputara anteriormente com o tenista de 39 anos. À sexta, o filme foi o mesmo, ainda que Feliciano López se tenha esforçado para mudar a cassete.

A servir muito bem e a aproveitar-se dos erros cometidos por Tsonga, o mais velho dos dois levou o primeiro set e colocou-se mais perto da segunda ronda. Na segunda partida, Tsonga converteu o único break point que teve em todo o set para ganhar vantagem e agarrou-se ao serviço para sacudir a pressão forte imposta por Feliciano López. À medida que o encontro avançou, a qualidade do serviço do gaulês subiu e 16 dos 19 ases com que terminou o jogo foram disparados no segundo e terceiro sets, um deles no match point, que surgiu ao cabo de duas horas e oito minutos, depois de Tsonga ter quebrado o serviço a López no 11.º jogo do parcial.

“Esta é provavelmente uma das melhores vitórias da minha carreira, porque era difícil para mim conseguir jogar ténis. Tive tantas dores durante tantos meses. Hoje, ganhei um jogo. Esse era um dos meus objetivos para estas semanas. Estou feliz como uma criança”, afirmou Tsonga na entrevista em court após o fecho do encontro. Na segunda ronda, o número 66 mundial vai defrontar o compatriota Ugo Humbert (31.º), quarto cabeça de série. O confronto direto é favorável a Tsonga (1-0), que venceu na primeira ronda do ATP 250 de Montpellier, em 2019, por 3-6, 7-6(5) e 6-4. O veterano tenista de 35 anos, de resto, veio mesmo a conquistar essa prova.

ATP 250 de Marselha
Resultados de terça-feira

Ronda 1:
Jo-Wilfried Tsonga d. Feliciano López, 3-6, 6-4 e 7-5
[Q] Arthur Rinderknech d. Mikhail Kukushkin, 1-6, 6-3 e 6-2
[PR] Mackenzie McDonald d. Stefano Travaglia, 7-6(2) e 7-6(1)
[Q] Matthew Ebden d. [WC] Benjamin Bonzi, 3-6, 7-6(6) e 6-3
[7] Alejandro Davidovich Fokina d. [WC] Petros Tsitsipas, 6-0 e 6-2
Pierre-Hugues Herbert d. [6] Kei Nishikori, 6-1 e 6-4
Lucas Pouille d. [Q] Alex Molcan, 7-5 e 6-3

Total
0
Shares
Total
0
Share