Ash Barty sobrevive a Rogers e chega aos quartos de final em Charleston

A tarefa foi complicada, mas Ashleigh Barty sobreviveu à jornada de quinta-feira no WTA 500 de Charleston e garantiu um lugar nos quartos de final da prova norte-americana. A número um mundial superou a resistência de Shelby Rogers, número 52 do ranking, e triunfou por 7-6(3), 4-6 e 6-4.

As duas tenistas defrontavam-se pela quarta vez na carreira e pela terceira nesta temporada, com Barty a sair sempre por cima. No entanto, o poder de fundo do court de Rogers impunha respeito e a australiana desde cedo percebeu que a vitória não lhe ia ser oferecida. Logo no primeiro jogo, Rogers fez o break e adiantou-se no marcador. A norte-americana ficou em vantagem até ao sexto jogo, altura em que Barty devolveu a quebra de serviço, e acabou por deixar escapar o set no tiebreak. A tenista australiana assumiu o desempate a partir do 4-3 e venceu três pontos consecutivos para fechar o set.

Ashleigh Barty não se pôde queixar de falta de oportunidades para fechar a partida em sets diretos. A australiana liderou o segundo set por um break de vantagem em duas ocasiões, mas em ambas permitiu que Shelby Rogers regressasse à discussão do resultado. A norte-americana não só regressou, como quebrou o serviço a Barty pela terceira vez no set quando a australiana servia a 4-5 e igualou o encontro.

A terceira partida trouxe mais do mesmo, com o equilíbrio entre as duas atletas. Barty quebrou primeiro o serviço a Rogers e chegou ao 3-1. A norte-americana salvou break points no quinto jogo e devolveu a quebra de serviço no oitavo para igualar o parcial a quatro. Contudo, Barty não esperou muito para voltar a causar estragos e fez o contra break de imediato, que a deixou a servir para a vitória. Ao fim de duas horas e 25 minutos em court e já depois de ter desperdiçado um primeiro match point, a australiana pôde respirar de alívio com a conquista da oitava vitória consecutiva.

Nos quartos de final, Ashleigh Barty vai medir forças com a espanhola Paula Badosa, 71.ª classificada na hierarquia mundial. Badosa bateu Caty McNally (118.ª WTA) por 6-3 e 6-3 e vai desafiar Barty pela primeira vez na carreira.

WTA 500 de Charleston
Resultados de quinta-feira

Ronda 3:
[11] Yulia Putintseva d. [6] Garbiñe Muguruza, 0-6 e 2-2 ret.
[15] Veronika Kudermetova d. [Q] Kurumi Nara, 6-0 e 6-3
[12] Ons Jabeur d. Alizé Cornet, 5-7, 6-3 e 6-3
Danka Kovinic d. [3] [WC] Petra Kvitova, 6-4 e 6-1
[14] Cori Gauff d. Lauren Davis, 6-2 e 7-6(2)
Paula Badosa d. Caty McNally, 6-3 e 6-3
Sloane Stephens d. Ajla Tomljanovic, 6-3 e 6-4
[1] Ashleigh Barty d. Shelby Rogers, 7-6(3), 4-6 e 6-4

Total
0
Shares
Total
0
Share