João Sousa falha apuramento para o quadro principal em Monte Carlo

João Sousa

Depois de ter conquistado a primeira vitória sobre um tenista do top 100 desde outubro de 2019 na primeira ronda da fase de qualificação do Masters 1000 de Monte Carlo, João Sousa não conseguiu dar este domingo seguimento a esse triunfo e acabou por falhar o acesso ao quadro principal. O número um nacional foi derrotado pelo alternate italiano Thomas Fabbiano (172.º ATP) na segunda e última ronda do qualifying, com os parciais de 7-5 e 6-4.

O encontro até começou muito bem para o vimaranense, que conseguiu o primeiro break da partida logo ao segundo jogo para se adiantar por 2-0. Contudo, Sousa mal teve tempo para festejar e Fabbiano conseguiu de imediato o contra-break. O parcial seguiu numa toada de equilíbrio, com batalhas do fundo do court, e o transalpino acabou por sair por cima. João Sousa ainda salvou break points em dois jogos de serviço antes de ceder um segundo break que deixou Fabbiano a servir para a conquista do parcial. Nesse momento, o Conquistador ainda teve um break point a favor, mas não capitalizou e viu o adversário adiantar-se no marcador.

A segunda partida começou por ser um verdadeiro descalabro para o tenista luso. Fabbiano comandou os pontos a partir do fundo do court, com pancadas profundas e boas combinações do serviço com a direita. O tenista transalpino de 31 anos, que em setembro de 2017 foi o 70.º classificado no ranking ATP, quebrou o serviço de Sousa por duas vezes numa fase inicial e abriu uma larga vantagem de 4-0.

O tenista português continuou a batalhar até ao final em busca de um outro desfecho e conseguiu devolver uma das quebras de serviço de atraso, beneficiando de um drive volley falhado por parte do adversário. Após três jogos ganhos de forma consecutiva, João Sousa colocou alguma pressão em Fabbiano, que aguentou e avançou para o 5-3. Com a responsabilidade de servir para se manter na discussão do encontro, João Sousa saiu por cima nas duras batalhas de fundo do court e voltou a enviar a pressão para o lado de lá da rede. Entre a espada e a parede, João Sousa acabou por não conseguir incomodar Thomas Fabbiano, que selou o triunfo com um jogo de serviço em branco.

Com o acesso ao quadro principal de Monte Carlo falhado, João Sousa prepara-se agora para regressar aos ATP 250. O tenista português está inscrito na fase de qualificação em Belgrado, na Sérvia, naquela que será a última paragem antes do Millennium Estoril Open, para o qual recebeu um wild card para o quadro principal.

Total
0
Shares
Total
0
Share