Roménia 0-2 Itália: italianas não se encolhem fora de portas e estão perto do apuramento

A Itália foi mais uma das seleções que ficaram esta sexta-feira à beira de assegurar um lugar na fase de apuramento para a fase final da Billie Jean King Cup. A seleção transalpina venceu os primeiros dois jogos da eliminatória frente à Roménia, em Cluj-Napoca, e está a apenas um triunfo de garantir a vitória final.

No primeiro embate do dia, Irina Maria Bara (132.ª WTA) e Elisabetta Cocciaretto (111.ª WTA) foram as escolhidas de ambos os lados. A tenista da casa demorou imenso tempo a entrar no jogo e viu-se rapidamente a enfrentar a desvantagem de um set. Na segunda partida, Bara ainda esboçou uma reação e abriu uma vantagem de 3-0, mas não conseguiu dar continuidade ao melhor momento que teve no encontro e viu Cocciaretto dar a volta ao texto e selar a vitória com os parciais de 6-1 e 6-4 em uma hora e 29 minutos. A tenista italiana controlou os pontos com a direita – que foi responsável por 16 dos 23 winners totais – e não deu espaço a Bara para atacar na resposta ao segundo serviço.

O segundo encontro foi bem mais disputado, mas voltou a cair para o lado transalpino. Martina Trevisan (99.ª WTA) precisou de pouco mais de três horas para levar de vencida a romena Mihaela Buzarnescu (137.ª WTA) por 6-2, 2-6 e 7-6[5]. A tenista italiana dominou no primeiro set, não conseguiu conter a resposta de Buzarnescu na segunda partida e viu-se obrigada a eliminar dois match points e a quebrar o serviço da romena nas duas ocasiões em que esta serviu para vencer o encontro num terceiro set atribulado. No final, o esforço valeu a pena e Trevisan voltou a conseguir uma pequena recuperação para inverter a desvantagem de 1-3 no tiebreak e sair vencedora. A transalpina assinou apenas 13 winners (Buzarnescu fez 27), mas também cometeu muito menos erros do que a romena: 37 contra 65.

Este sábado, a Roménia vai procurar desde cedo anular o primeiro “match point” a favor da Itália. Para que tal aconteça, Irina Maria Bara terá que derrotar Martina Trevisan. E mesmo que isso se verifique, a seleção romena terá ainda que vencer o segundo encontro de singulares – que vai opor Mihaela Buzarnescu a Elisabetta Cocciaretto – para evitar o desaire na eliminatória. Se tal acontecer, o encontro de pares que fecha a eliminatória passa a ter contornos decisivos, com Elena Gabriela RuseMonica Niculescu a defrontarem Giulia Gatto-Monticone e Jasmine Paolini. Ainda assim, o favoritismo está todo do lado italiano, já que a vitória final está apenas a um triunfo de distância.

Total
0
Shares
Total
0
Share