WTA anuncia calendário pós-Wimbledon e até ao US Open

A WTA anunciou esta sexta-feira a nova fase do calendário competitivo para 2021. Esta nova fase divulgada vai desde o fim de Wimbledon até ao arranque do US Open, sendo que fica marcada por várias alterações e até a queda de alguns torneios. O órgão que tutela o ténis feminino anunciou ainda uma expansão dos eventos WTA 125.

Num “esforço estratégico para providenciar mais oportunidades de trabalho e experiência de jogo ao nível 125”, a WTA decidiu expandir o número de torneios WTA 125 em todo o globo para 15. O objetivo, ainda de acordo com a nota publicada no site oficial da WTA, é que este número aumente gradualmente ao longo dos próximos anos de forma a assegurar o crescimento continuado do circuito.

No que diz respeito às mudanças no calendário do circuito principal, estas são inúmeras. Desde logo, as edições de 2021 de Colónia e ‘s-Hertogenbosch não se vão realizar e ficam adiadas para 2022. O torneio de Nottingham, agendado para a 23.ª semana da época (7 de junho), está também ainda a ser discutido e novidades deverão ser conhecidas em breve. Para além disso, o novo evento anunciado em Cleveland vai ocupar o lugar habitualmente destinado a New Haven, e as cidades de Belgrado, Budapeste e Gdynia vão receber torneios WTA.

Todas as novidades do calendário WTA:

  • Semana 20 (17 de maio): O torneio de Anning, na China, muda-se para Belgrado, na Sérvia (apenas em 2021);
  • Semana 21 (24 de maio): O torneio de Estrasburgo muda-se para a semana 21 e Roland Garros joga-se nas semanas 22 e 23;
  • Semana 23 (7 de junho): O torneio de Nottingham ainda está a ser discutido e novidades surgirão em breve;
  • Semana 28 (12 de julho): O WTA 250 de Bucareste, na Roménia, muda-se para Budapeste, na Hungria;
  • Semana 28 (12 de julho): O WTA 250 de Praga, na República Checa, muda-se de maio para o verão e muda de terra batida para piso rápido;
  • Semana 29 (19 de julho): O torneio de Washington, DC, nos Estados Unidos, muda-se para Gdynia, na Polónia, e muda de piso rápido para terra batida vermelha;
  • Semana 34 (23 de agosto): Novo WTA 250 em piso rápido em Cleveland, Ohio.

O CEO da WTA, Steve Simon, mostrou-se satisfeito com as novidades: “Estamos extasiados por anunciar a próxima série de eventos da época de 2021, sendo que esta época já mostrou ser excecional com o nível de ténis a que temos assistido. Somos particularmente apreciadores do compromisso de todos os torneios e jogadores para operar de forma eficiente e segura durante estes tempos desafiadores”.

O comunicado publicado no site oficial da WTA termina com a nota de que futuras adições e mudanças ao calendário serão comunicadas em tempo oportuno. Nestas mudanças a serem comunicadas futuramente inclui-se a segunda edição das WTA Finals, em Shenzhen.

Total
0
Shares
Total
0
Share