O português Tiago Cação está apurado para a segunda e última ronda da fase de qualificação do Challenger de Praga 3, na República Checa. Este domingo, o tenista de Peniche alcançou uma das maiores vitórias da carreira diante de Teymuraz Gabashvili (266.º), antigo número 43 mundial, com uma exibição convincente.
O tenista de 23 anos impôs-se de forma clara pelos parciais de 6-2 e 6-2, em uma hora e dez minutos. Cação começou o embate de forma autoritária ao quebrar por duas vezes o serviço a Gabashvili, tendo confirmado ambos os breaks com jogos de serviço em branco.
Desperdiçados dois break points que lhe permitiriam chegar ao 5-0 no marcador, Tiago Cação sofreu depois o primeiro — e único — break do encontro, numa tentativa de Gabashvili reentrar no embate. Contudo, o atleta luso não se deixou abalar e avançou para uma terceira quebra de serviço no parcial, complementada com o jogo de serviço seguinte que serviu para fechar as contas do set.
Na segunda partida, Gabashvili arrancou ao serviço e colocou-se a vencer, mas Cação rapidamente mudou a narrativa. O tenista português chegou ao break no terceiro jogo e confirmou o mesmo com um jogo em branco de seguida, de forma a avançar para o 3-1 no placard. Até ao final, foi sempre o tenista português a estar mais perto de dilatar a vantagem do que o russo de encurtar a mesma e Cação ainda veio a conseguir mais um break antes de fechar o embate ao serviço.
O triunfo deste domingo entra para a lista das melhores vitórias da carreira de Tiago Cação. Se atendermos ao ranking dos tenistas que o português já derrotou, esta seria a quarta melhor vitória de sempre para o jovem de 23 anos, apenas superada pelos triunfos sobre Facundo Arguello (era 209.º em 2019, quando Cação o derrotou em Lisboa), Tristan Lamasine (255.º quando Cação o derrotou esta temporada em Oeiras) e João Monteiro (261.º quando Cação o derrotou, em 2018, num Future em Portugal). A uma vitória do quadro principal, o tenista de Peniche aguarda agora por Alexander Donski (624.º) ou Facundo Diaz Acosta (403.º).