Se há dias já tinha sido revelada a programação para o verão australiano de ténis, a culminar no Australian Open, esta quinta-feira foi tornado público o calendário oficial para a primeira metade da próxima temporada no ATP Tour. À semelhança dos anos anteriores, o Millennium Estoril Open volta a dividir com Munique as atenções da última semana de abril.
Ainda em janeiro e logo posteriormente ao primeiro Major do ano, o circuito masculino conta com paragens em extremos opostos do globo: Montpellier, Pune e Córdoba, sendo este último o primeiro torneio da temporada a ser jogado em terra batida.
O mês de fevereiro é constituído por uma série de quatro eventos de categoria ATP 500: Roterdão, Rio de Janeiro, Dubai e Acapulco, bem como Buenos Aires, Dallas, Marselha, Delray Beach, Doha e Santiago, do patamar inferior. Já em março, o foco centra-se nos dois primeiros Masters norte-americanos: Indian Wells e Miami.
A temporada de terra batida abre em abril com as provas de Houston e Marraquexe, seguidas do Masters de Monte Carlo. Logo de seguida, joga-se em Barcelona e em Belgrado, antes do regresso ao Estoril e Munique, a partir do dia 25 desse mês.
Em maio, os Masters de Madrid e Roma compõem a primeira quinzena e Lyon e Genebra são as duas últimas paragens antes de Roland Garros, que arranca no dia 22. Seguindo-se ao Major parisiense, surge a temporada de relva: ‘s-Hertogenbosch, Estugarda, Halle, Queen’s, Maiorca e Eastbourne são os torneios de preparação para Wimbledon, que começa a partir de 27 de junho.