Matilde Jorge completou esta terça-feira a prestação no quadro principal de singulares do ITF de categoria 15.000 dólares que se disputa no Lousada Ténis Atlântico. A jovem portuguesa de apenas 17 anos não conseguiu seguir o mesmo rumo vitorioso da compatriota Mariana Campino e, tal como a compatriota Sara Lança, cedeu no primeiro desafio.
Foi a romena Miriam Bianca Bulgaru (405.ª WTA e segunda favorita ao título) a ditar o fim de linha da vimaranense no Lousada Indoor Open II e o resultado final só ficou conhecido ao cabo de uma extrema batalha que ultrapassou as três horas de duração. Matilde Jorge chegou a ter a partida a seu favor, mas as investidas da adversária foram eficazes e levaram-na ao triunfo por 5-7 7-6 (5) e 6-2.
Arredada da variante de singulares, a jovem portuguesa tem ainda algo a mostrar na variante de pares: defende, ao lado de Celia Cervino Ruiz, o estatuto de primeira pré-designada, e o par luso-castelhano usufruiu do acesso direto à segunda ronda. A sua estreia nesta vertente será diante do par que prevalecer do embate entre as russas Tatiana Barkova e Dariia Monakhova e as latinas Margaux Komano e Almudena Sanz-Llaneza Fernandez.
Ainda com hipóteses de apuramento para os ‘oitavos’ da competição de singulares estão as portuguesas Inês Murta e Elizabet Hamaliy, que enfrentam, respetivamente, a qualifier Dariia Monakhova e a terceira melhor cotada Ziva Falkner. Caso ambas as portuguesas tenham sucesso nos seus compromissos, vão marcar duelo entre si na ronda seguinte.