Rafael Nadal garantiu esta madrugada o apuramento para as meias-finais do ATP 250 de Melbourne e para isso nem foi necessário entrar em court: o maiorquino beneficiou da desistência do neerlandês Tallon Griekspoor (65.º) e viu o caminho aberto para a próxima ronda.
Uma lesão lesão no pé foi a causa para a desistência do compromisso por parte do jogador dos Países Baixos, que registava uma notável série de 28 vitórias consecutivas desde setembro e cujo último desaire havia sido diante de Novak Djokovic, no US Open. Não só se despede desta prova, mas também é forçado a prescindir do ATP 250 de Sidnei, na próxima semana.
Reservando uma vaga nas meias-finais de forma facilitada, Rafael Nadal, que é o primeiro cabeça de série neste torneio, já tem oponente definido para lutar pelo acesso à final: vai defrontar este sábado o finlandês Emil Ruusuvuori, 95.º mundial, que se encarregou de travar o eslovaco Alex Molcan (88.º).
Vai ser o primeiro encontro oficial entre ambos e, caso o maiorquino consiga confirmar o favoritismo e estatuto de maior candidato ao título, vai medir forças na final com o vencedor da outra meia-final, que opõe o norte-americano Maxime Cressy (112.º) e aquele que triunfar do embate entre Grigor Dimitrov (28.º) e Botic Van Zandschulp (57.º).