Gaël Monfils (21.º) e Karen Khachanov (29.º) assumiram os estatutos de primeiro e segundo cabeças de série, respetivamente, e são os dois jogadores a ir mais longe no ATP 250 de Adelaide, um dos dois eventos masculinos que se disputam nesta semana de abertura de 2022. Têm final marcada para este domingo, após anotarem vitórias em dois parciais nos compromissos das meias-finais.
De um arranque tremido a um final imaculado, o parisiense Gaël Monfils ultrapassou os obstáculos colocados pelo australiano Thanasi Kokkinakis (171.º) no primeiro set, que esteve à beira de seguir para tie-break, para depois fechar com distinção, com um ‘pneu’, o segundo e vencer por 7-5 e 6-0 ao fim de uma hora e 21 minutos.
A juntar-se ao francês na final, Karen Khachanov saiu por cima do embate que o opôs ao croata Marin Cilic (30.º): o primeiro parcial foi decidido in extremis e o segundo concluiu-se de forma mais breve, com o russo a escrever o resultado de 7-6 (3) e 6-3 ao fim de quase duas horas de jogo.
Gaël Monfils e Karen Khachanov nunca antes se encontraram no circuito e o primeiro confronto entre ambos vale uma estreia perfeita na nova temporada e o título em Adelaide. Se o tenista francês confirmar a condição de melhor cotado, não só vai somar o 11.º título mas também reentrar no lote dos 20 melhores do Mundo; ao passo que, se a vitória for do russo, este vai fixar-se na 27.ª posição e chegar à mão cheia de êxitos no ATP Tour.