A espera findou: após um período de quase três anos longe da competição, Juan Martín del Potro tem regresso marcado ao ATP Tour e será já nas próximas semanas que o argentino vai voltar a centrar os holofotes no circuito máximo. O antigo número três mundial, que ocupa neste momento o 757.º posto, foi galardoado com convites para duas provas da temporada sul-americana: o ATP 250 de Buenos Aires e o ATP 500 de Rio de Janeiro.
Aos 33 anos, a ‘Torre de Tandil’ parece ter deixado para trás um período marcado pelas mazelas no joelho direito e está à beira de voltar a competir, na terra batida. O último encontro de del Potro data de junho de 2019 e foi na relva de Queen’s que o argentino acusou problemas físicos. Seguiu-se uma cirurgia ainda nesse mês, mas a débil evolução forçou três novas operações à mesma articulação: em janeiro e agosto de 2020 e, por fim, em março de 2021.
A nova vida de del Potro no ATP Tour vai dar o primeiro passo em casa já a partir de 7 de fevereiro, assumindo o estatuto de principal destaque em Buenos Aires, e logo a seguir ruma ao Rio de Janeiro para se estrear na prestigiada prova fluminense, que conta também com as participações de Dominic Thiem, Matteo Berrettini e Diego Schwartzman.