O trajeto de Reilly Opelka (20.º) no piso rápido norte-americano está a ser digno de registo e a caminhada vitoriosa que o levou à conquista em Dalas está a prolongar-se: o ‘gigante’ de Michigan apurou-se esta madrugada para a final em Delray Beach e está a um passo de somar o segundo título num espaço de uma semana. O seu derradeiro embate na Flórida será diante de Cameron Norrie (13.º), de regresso a finais quatro meses depois da vitória no Masters de Indian Wells.
À semelhança das anteriores exibições desta semana, Opelka precisou de ir a terceiro set para selar a vitória, com o serviço a ser a peça-chave para o sucesso. Frente ao australiano John Millman (91.º), o segundo cabeça de série dispôs de poucas oportunidades de quebras e a eficácia só se fez por mostrar nos tie-breaks: venceu o primeiro, deixou-se igualar no segundo e final venceu no limite para fixar o resultado em 7-6 (8), 6-7 (3) e 7-6 (4).
Horas antes, também Norrie havia confirmado o favoritismo e estatuto de primeiro cabeça de série diante do norte-americano Tommy Paul (41.º). Num embate com contornos bem menos dramáticos, o britânico liderou os acontecimentos para chegar ao triunfo ao fim de pouco mais de uma hora, por 6-3 e 6-3.
Naquela que é uma final entre os dois principais candidatos ao título, Reilly Opelka e Cameron Norrie vão estar frente-a-frente- pela terceira ocasião, depois de um triunfo registado para cada lado. Enquanto o primeiro procura este domingo o quarto troféu da carreira – sempre em piso rápido e nos Estados Unidos -, o segundo tem a oportunidade de somar o terceiro título.