Anastasia Pavlyuchenkova, 14.ª mundial e melhor classificada russa, manifestou esta segunda-feira um apelo à paz e clamou pelo fim da invasão da Rússia ao território ucraniano. A jogadora de 30 anos condenou o conflito numa nota publicada no Twitter que teve como mote o término da guerra e da violência.
“Jogo ténis desde criança e representei a Rússia durante toda a vida. É a minha casa e o meu país, mas neste momento tenho medo, tal como a minha família e amigos. Mas não escondo a minha posição: estou contra a guerra e violência. Ambições pessoais ou motivações políticas não justificam a violência”, lê-se no comunicado publicado pela natural de Samara.
Sem saber como agir, Pavlyuchenkova expressou a sua solidariedade para com o povo ucraniano: “Estamos a perder o nosso futuro, que também é tirado às nossas crianças. Estou confusa e sem saber o que fazer para poder ajudar nesta situação. Sou apenas uma jogadora de ténis, não sou política nem uma figura pública, não tenho experiência. Só posso lamentar estas decisões.”
“Fim à violência, fim à guerra”, apelou a russa.