A estreia de Novak Djokovic no ATP Masters 1000 de Madrid aconteceu nesta terça-feira e foi perante o “velho conhecido” Gael Monfils (21.º) que o sérvio abriu o percurso na capital espanhola, onde persegue o quarto título de campeão. O encontro foi rapidamente controlado pelo líder do ranking, que assim alcançou o recorde de uma singular estatística: é o jogador com o maior domínio em confrontos diretos, ao aplicar a 18.ª vitória frente ao malogrado francês.
Após um equilíbrio na fase inicial da partida, o mais credenciado dos tenistas chegou-se à frente ao efetuar o break que lhe valeu o êxito no primeiro parcial. Sem grandes argumentos para tentar inverter o panorama, Monfils foi incapaz de colocar travão ao ascendente de Djokovic que, com duas novas quebras, selou a vitória na Caja Mágica.
Dado o primeiro passo na terra batida madrilena de forma bastante sólida, Novak Djokovic vai ter pela frente o jogador que prevalecer ao confronto entre o britânico Andy Murray (78.º) – que eliminou Dominic Thiem na ronda de abertura – e o canadiano Denis Shapovalov (16.º).