Um dia depois de ter voltado a Madrid cinco anos depois com uma vitória alcançada na ronda de abertura sobre Dominic Thiem, Andy Murray (78.º) deu na noite desta terça-feira um novo passo na terra batida na Caja Mágica e marcou encontro com Novak Djokovic após resistir a uma batalha de três parciais: o britânico prevaleceu a Denis Shapovalov (16.º) e avançou para os ‘oitavos’ do Masters 1000 por 6-1, 3-6 e 6-2.
Após um primeiro parcial de sentido único, em que o jogador de Glasgow conseguiu quebrar por duas ocasiões o jogo de serviço do natural de Tel Aviv para se colocar no comando das operações, sofreu a outra face da moeda. Shapovalov recuperou a tempo para se salientar no segundo parcial e levou a decisão a terceiro set. Aí, Murray voltou a assumir-se enquanto líder do encontro e com dois breaks somados de forma consecutiva alcançou a vitória.
Andy Murray, que foi um dos convidados para atuar no Mutua Madrid Open, está a aproveitar da melhor maneira a oportunidade de regressar à terra batida (até nem o planeava fazer esta temporada) e vai ser protagonista de um embate entre líderes do ranking, já que volta a cruzar-se com Novak Djokovic cinco anos depois.
Será o 37.º confronto entre ambos e o historial aponta para o domínio do jogador sérvio, que conta com 26 vitórias somadas perante o escocês. Esta, que se trata da primeira ocasião desde 2008 em que os jogadores não se encontram nas três etapas finais de um torneio ATP, será igualmente a reedição da final de 2016 do prestigiado evento madrileno, que sorriu a Djokovic.