Já não há palavras para descrever o registo fabuloso de Iga Swiatek em 2022 e este domingo a polaca escreveu mais uma página dourada ao revalidar o estatuto de campeã do WTA 1000 de Roma. A líder do ranking mundial fechou mais uma semana brilhante de forma inequívoca para impor o ritmo avassalador diante de Ons Jabeur, com os parciais de 6-2 e 6-2.
A jogadora de Varsóvia encerrou em pleno a campanha no Foro Italico e, sem perder qualquer parcial ao longo do percurso, colocou a ‘cereja no topo do bolo’ com um triunfo claro. Sem dar grandes hipóteses a Jabeur de discutir o resultado, Swiatek rapidamente conquistou o primeiro set graças a dois breaks.
Voltou a dispor de uma margem de duas quebras no segundo parcial, mas viu o fosso atenuar-se e a tunisina ainda ameaçou os planos, já que após o break devolvido ainda teve nas mãos quatro oportunidades de servir para recuperar a igualdade. Mas a polaca foi mais firme e resistiu aos perigos para fazer o pleno em Roma.
Com apenas 20 anos, Iga Swiatek traça um registo cada vez mais histórico no WTA Tour e cimenta o estatuto de líder da tabela. Conta com 28 vitórias consecutivas num espaço de pouco mais de dois frutíferos meses, que se traduziram em cinco títulos: após o êxito no WTA 500 de Estugarda, conquistou de forma seguida quatro provas WTA 1000 – Doha, Indian Wells, Miami e Roma (pelo meio, optou por prescindir de Madrid).