Depois de ter estado à beira de fazer a festa em ‘s-Hertogenbosch, Daniil Medvedev voltou a ver negada a hipótese de adicionar o 14.º título ao palmarés. Desta feita, o agora líder do ranking mundial cedeu no derradeiro desafio da semana na relva de Halle e viu Hubert Hurkacz (12.º) fazer a festa num dos últimos torneios de preparação para Wimbledon.
Num duelo de sentido único, Medvedev esteve longe de fazer jus ao estatuto de favorito e rapidamente se viu ficar para trás na corrida pela vitória. Hurkacz aproveitou os erros do adversário e, aliando-os à maior eficácia, não demorou muito a colocar a ‘cereja no topo do bolo’ em solo germânico: ao cabo de uns céleres 64 minutos, aplicou os contundentes parciais de 6-1 e 6-4.
Hubert Hurkacz, que nunca antes tinha conquistado um título nesta superfície, prolonga uma estatística digna de registo em finais no ATP Tour. O polaco, que vai regressar ao top 10 já esta segunda-feira, torna-se o sétimo jogador da Era Open a vencer as cinco primeiras finais que disputou. Aos 25 anos, ainda não sabe o que é perder em finais: antes do êxito deste domingo em Halle, também sorriu nas decisões de Winston-Salem (2019), Delray, Miami e Metz (2021).