Pedro Araújo (542.º) chegou a Valência com o estatuto de segundo favorito da semana mas o primeiro teste no ITF de 25.000 dólares de Xativa não teve um desfecho positivo e o jovem português acabou por fazer uma despedida prematura. O lisboeta esteve em ‘dia não’ e deixou-se surpreender pelo russo Svyatoslav Gulin (840.º), que chegou ao triunfo por 6-2 e 6-2.
O atleta de 20 anos foi incapaz de apresentar argumentos suficientes que fizessem jus à sua condição de um dos principais candidatos e de forma célere perdeu o parcial de abertura em consequência de três quebras sofridas. No segundo set, Araújo voltou a mostrar debilidades e o cenário foi idêntico, já que com dois outros breaks acabou por conhecer a derrota.
Ainda antes de se despedir de terras espanholas, Pedro Araújo mantém viva a participação no quadro de pares e depois de já ter superado o primeiro desafio ao lado de Alex Martinez (com quem defende a condição de primeiro pré-designado) vai regressar esta quinta-feira à ação em busca do apuramento para a final diante dos anfitriões Max Alcala Gurri e Bruno Pujol Navarro.