Cori Gauff (11.ª) continua a bom ritmo na temporada de piso rápido norte-americano e a terceira vitória da semana rubricada na tarde desta quinta-feira não só lhe permitiu alcançar o lote das oito últimas resistentes no WTA 1000 de Toronto, mas também alcançar um feito inalcançável desde 1991. Simona Halep (15.ª) foi outra das que embarcou para a próxima fase da prova no arranque da presente jornada com uma vitória sem sobressaltos.
Com boas memórias da anterior participação em solo canadiano, Gauff sobreviveu a uma fabulosa batalha de mais de três horas com Aryna Sabalenka (6.ª) e saiu por cima da dura contenda pelos balanceados parciais de 7-5, 4-6 e 7-6 (4). A jovem estrela norte-americana torna-se a mais jovem desde Jennifer Capriati a alcançar por duas vezes consecutivas os ‘quartos’ do Canadian Open e vai ambicionar voos mais altos frente a uma das jogadoras mais credenciadas do historial do evento.
Pela frente vai encarar a romena Simona Halep, que no palmarés conta com dois troféus somados em Toronto. A jogadora de Constança ainda tremeu para concluir a tarefa diante da helvética Jim Teichmann (21.ª), mas nunca se sentiu ameaçada e ao cabo de uma hora e meia de encontro selou o triunfo por 6-2 e 7-5, depois de pelo meio apenas ter sofrido um break.
Cori Gauff e Simona Halep vão encontrar-se pela quarta ocasião a nível oficial e o duelo que se avizinha será o terceiro a acontecer entre ambas num espaço de cinco meses. O registo pende para o lado da mais experiente das tenistas, que procura manter a invencibilidade para repetir presença nas meias-finais do Open do Canadá.