Oito meses depois de ter colocado um ponto final na carreira de jogador profissional, Tommy Robredo anunciou que não se vai afastar do ténis: o antigo número cinco mundial tem planos para se manter bem próximo do circuito masculino e já está a acompanhar Chun-hsin Tseng (115.º), ex-líder do ranking mundial de juniores e uma das das maiores promessas da atualidade.
Em declarações ao website espanhol Punto de Break, o espanhol de 40 anos comunicou que tem nas mãos um projeto de colocar o natural de Taipé na elite do ATP Tour: “Precisava de uma estrutura diferente, já foi top 90 mundial, mas se quiser continuar a subir precisa de estar muito mais preparado. É um projeto muito interessante e especial.”
Todavia, esclarece que para já fará apenas os ‘trabalhos de casa’, pois a tarefa de acompanhar o asiático de 21 anos no circuito caberá a outro membro da equipa: “Será Abraham Gonzáles a viajar com ele, depois de muitos anos ao lado de Andrey Rublev. Vou trabalhar conjuntamente com ele, mas a partir de Espanha. Vou criando o calendário e analisando todos os seus encontros, quando estiver em Barcelona treinará comigo.”
Descreve a paixão ao desporto como algo que lhe impede de se manter afastado e não esconde o entusiasmo por regressar, embora com outro papel: “É uma forma de continuar vinculado ao ténis, de voltar a desfrutar e vibrar depois de alguns meses fora. Também não significa que volte em pleno, já que vou estando mais por casa, com exceção de algumas semanas de treino em Barcelona.”