O regresso de Jannik Sinner (17.º) a finais cerca de meio ano depois voltou a colocá-lo na grelha de campeões do ATP Tour: aos 21 anos, a jovem estrela italiana levou até ao fim o percurso invencível em Montpellier e a derradeira vitória por 7-6 (3) e 6-3 sobre Maxime Cressy (51.º) deu-lhe o primeiro troféu da temporada – e sétimo da carreira.
A defender o estatuto de segundo cabeça de série, o jogador de San Candido não se conseguiu soltar da igualdade e, depois de uma primeira etapa pautada por algumas oportunidades de break para ambos os lados, foi só no tie-break que conseguiu ascender à liderança dos acontecimentos ao aproveitar logo a primeira oportunidade.
O desenrolar do segundo parcial seguiu um rumo idêntico e foi num tom balanceado que nenhum dos jogadores teve chances de passar para a frente. Só nos momentos finais Sinner conseguiu desenvencilhar-se das investidas de Cressy e uma única quebra de serviço foi suficiente para assegurar a festa naquela cidade francesa.
Depois de ter alcançado os oitavos de final no Australian Open, Jannik Sinner estreia-se a conquistar títulos em 2023. A semana irrepreensível na Côte d’Azur conduz o transalpino ao sétimo título do palmarés, depois de na temporada passada se ter coroado apenas em Umag. Vai registar também uma reaproximação ao top 10 mundial, graças à subida de três posições.