O estatuto de segundo cabeça de série colocava-o enquanto um dos principais nomes a atacar o título do Masters 1000 de Indian Wells (e teórico maior favorito da metade inferior do quadro), mas o percurso foi encerrado logo na estreia: Stefanos Tsitsipas (3.º) não teve um regresso positivo ao circuito após um mês de ausência e foi com estrondo que contribuiu para a primeira grande surpresa da competição.
Com embate marcado com o australiano Jordan Thompson (87.º), o grego de 24 anos nunca se conseguiu afirmar e foi nos pequenos detalhes que o menos cotado fintou o favoritismo do adversário. O natural de Sydney resistiu a todos os perigos para ao cabo de uma intensa batalha de quase três horas eliminar as dúvidas e vencer pelos parciais de 7-6 (0), 4-6 e 7-6 (5).
O rumo bastante balanceado do primeiro parcial (que viria a tornar-se aspeto central da partida) não permitiu que nenhum dos jogadores se deslocasse da igualdade e só no tie-break Thompson foi mais além e fez o pleno. Sem dar nada como perdido, Tsitsipas reagiu bem a tempo e, intercalado com um break sofrido, por duas vezes quebrou o serviço do adversário para eliminar o fosso. Mas as ferramentas foram escassas e, sem soluções para violar a impenetrabilidade do oponente, uma nova disputa do tira teimas trouxe-lhe o mesmo desenlace negativo da anterior.
Enquanto Stefanos Tsitsipas é o primeiro integrante do top 10 a abandonar a corrida pelo título do primeiro Masters 1000 da nova temporada, Jordan Thompson avança com a confiança renovada rumo à terceira eliminatória, depois de já na estreia ter suplantado Gael Monfils. O próximo adversário do jogador dos antípodas vai ser Maxime Cressy (37.º) ou Alejandro Tabillo (187.º).