Com apenas uma derrota somada na nova temporada sobre terra batida, Carlos Alcaraz (2.º) aproxima-se a passos largos do quarto título de 2023 – e consequente revalidação do título do Masters 1000 de Madrid. Único ‘sobrevivente’ da casa na Caja Magica, o jogador de Múrcia conseguiu evitar trabalhos extra para abrir o caminho para as meias-finais.
Se no primeiro parcial frente a Karen Khachanov (12.º) a igualdade foi violada apenas na fase crucial, onde Alcaraz concretizou o set point à terceira oportunidade, no segundo o russo esteve bem encaminhado para relançar-se. Mas o anfitrião renasceu a tempo de evitar o recurso a terceiro parcial e manteve a cabeça fria para vencer os cinco últimos jogos de forma consecutiva e sorrir por 6-4 e 7-5.
Novamente um dos quatro últimos resistentes do maior evento da península Ibérica, Carlos Alcaraz ameaça cada vez mais a liderança de Novak Djokovic – ainda que não a consiga ‘roubar’ esta semana – e vai lutar pelo regresso à final do Mutua Madrid Open diante do vencedor do outro duelo agendado para a jornada desta quarta-feira e que opõe Daniel Altmaier (92.º) e Borna Coric (20.º).