Dois anos depois de mais um longo calvário por causa de problemas físicos, o canadiano Milos Raonic regressou esta segunda-feira ao circuito mundial masculino com uma vitória contra um top 40 na primeira ronda do ATP 250 de ‘s-Hertogenbosch, nos Países Baixos.
Ex-número três mundial e atualmente sem ranking devido à longa ausência, o tenista de 32 anos só precisou de 84 minutos para impôr os parciais de 6-3 e 6-4 ao sérvio Miomir Kecmanovic, número 39 mundial e vice-campeão do Millennium Estoril Open.
O início do encontro expôs os nervos de Raonic, que cometeu quatro duplas faltas no jogo de serviço inaugural. Mas foi precisamente essa pancada — desde sempre a sua maior arma e em especial na relva — que lhe deu a base do triunfo, com o canadiano a vencer 92% dos pontos com o primeiro serviço (34 de 37) para celebrar em duas partidas.
Campeão de oito torneios ATP e finalista de Wimbledon em 2016, Milos Raonic celebrou a 50.ª vitória da carreira na relva e tornou-se num dos primeiros jogadores a avançar para a segunda ronda, ficando à espera do australiano Jordan Thompson ou do qualifier francês Giovanni Mpetshi Perricard.
Os problemas físicos que Raonic enfrentou ao longo dos últimos anos foram resumidos pela ATP na sua biografia online: “foi operado à anca direita em 2011, ao pé direito em 2015 e ao pulso esquerdo em 2017 e também enfrentou problemas no tendão de aquiles, nas costas, nos cotovelos, nos glúteos, nas coxas e no joelho esquerdo ao longo dos últimos anos.”