Jannik Sinner levou até ao fim a missão em Halle e tornou-se no oitavo homem da história a vencer o primeiro torneio que disputa como número um mundial.
Este domingo, o tenista italiano venceu a batalha de top 10 mundiais com o campeão de 2022, o polaco Hubert Hurkacz, por 7-6(8) e 7-6(2).
Num encontro sem breaks, os dois parceiros de pares (chegaram à segunda ronda) duelaram durante 1h50 até que o mais cotado dos dois resolveu a contenda.
Sinner conseguiu superar Hurkacz em pontos ganhos com o primeiro serviço (85% contra apenas 69% do polaco) e celebrou a segunda vitória consecutiva em dois sets, depois de três triunfos em parciais decisivos e um deles apenas no tie-break final.
A vitória em Halle deu a Sinner o primeiro título da carreira num torneio de relva e fez do mais recente líder do ranking o oitavo homem dos 29 que ascenderam ao topo da hierarquia a conquistar um título logo no primeiro torneio que disputou com esse estatuto, seguindo as pisadas de Jimmy Connors, Bjorn Borg, Mats Wilander, Stefan Edberg, Pete Sampras, Novak Djokovic e Andy Murray.
Desta forma, Sinner também conseguiu fazer o pleno de superfícies, uma vez que no seu palmarés — agora já com 14 títulos — também constam troféus erguidos em terra batida e em piso rápido.
No entanto, a grande maioria (12) dessas conquistas aconteceram em hard courts, com destaque para o Australian Open no início do ano.
Para o jogador natural de San Candido segue-se o ataque ao título em Wimbledon, onde foi semifinalista em 2023.
O tenista transalpino será, pela primeira vez, o primeiro cabeça de série, restando saber quem ocupará o segundo lugar nessa lista — se Novak Djokovic, se Carlos Alcaraz caso o sérvio, operado há duas semanas ao menisco direito, opte por não jogar.