Aos 23 anos, Emma Navarro (17.ª WTA) está pela primeira vez nos quartos de final de um torneio do Grand Slam. A tenista norte-americana anotou uma exibição de alto calibre no confronto com Coco Gauff (2.ª) e colocou fim à campanha da compatriota em Wimbledon, com parciais de 6-4 e 6-3.
No primeiro confronto entre tenistas norte-americanas na quarta ronda desde que Serena e Venus Williams se defrontaram em 2015, o primeiro break do encontro até pertenceu a Gauff, no quinto jogo do primeiro set. Porém, Navarro devolveu de imediato a quebra de serviço e foi sempre a tenista mais confortável em court.
A número 17 mundial superiorizou-se quase sempre nas batalhas de direita no fundo do court e criou muitos problemas à adversária com as constantes aberturas de ângulo. Tudo isto, aliado aos 25 erros diretos de Gauff (Navarro ficou pelos 16), resultou numa vitória inquestionável da jovem norte-americana, que já tinha deixado para trás nomes como Naomi Osaka (113.ª) e Diana Shnaider (30.ª), que surgiu no All England Club em grande forma depois de ter conquistado o troféu em Bad Homburg.
À procura de fazer ainda mais história, Emma Navarro vai discutir um lugar nas meias-finais com a italiana Jasmine Paolini (7.ª), outra das grandes sensações da temporada. A transalpina esteve com pé e meio fora da competição, mas viu Madison Keys (13.ª) lesionar-se quando servia a 5-2 no terceiro set e acabou por triunfar por 6-3, 6-7(6) e 5-5 ret.