Emma Navarro (10.ª) viveu uma das exibições mais inspiradas da carreira e fechou com chave de ouro a campanha no WTA 500 de Mérida. A norte-americana de 23 anos roçou a perfeição e só precisou de 55 minutos para resolver a tarefa com a sensação Emiliana Arango (133.ª), com os irredutíveis 6-0 e 6-0.
Tudo começou a correr de feição para Navarro e logo na fase inaugural conseguiu vencer em branco no primeiro jogo de serviço da adversária. A história foi a mesma do início ao fim e, depois de outras duas quebras sem resposta nesse primeiro parcial, voltou a dominar todos os capítulos na segunda metade, onde fez três novos breaks.
A atleta de Nova Iorque reforça a contagem de títulos que até agora era apenas composto pela vitória em Hobart, há pouco mais de um ano, e vai subir duas posições para igualar esta segunda-feira o seu melhor registo de sempre no WTA Tour. Quanto a Arango, que sai de Mérida com uma exibição para esquecer, vê o copo meio cheio e projeta uma ascensão a 80.ª melhor cotada numa segunda-feira que marca a entrada inédita no top 100.