Os quartos-de-final do ATP 500 de Barcelona prometem. O número dois mundial e principal cabeça de série na Cidade Condal, Carlos Alcaraz, manteve a invencibilidade na presente temporada de terra batida e desenvencilhou-se, esta quinta-feira, do sérvio Laslo Djere (80.º ATP) em pouco mais de uma hora, com os parciais de 6-2 e 6-4.
Depois de ter conquistado o Masters 1000 de Monte Carlo, Alcaraz continua a jogar a um nível altíssimo e Djere pouco ou nada pôde fazer para impedir a segunda vitória do espanhol em Barcelona. O primeiro parcial, sobretudo, foi de domínio completo do jovem de 21 anos, que ainda enfrentou dois break points quando servia a 4-1, com dois breaks à maior, mas salvou ambos com qualidade.
Na segunda partida, o sérvio ainda foi capaz de causar algum incómodo na medida em que capitalizou no terceiro break point em todo o encontro para se colocar a vencer por 4-2. A resposta de Alcaraz, porém, foi arrasadora: contra break em branco para abrir caminho a uma série de quatro jogos consecutivos e à vitória no encontro.
Também arrasadora foi a performance do próximo opositor de Carlitos Alcaraz, o australiano Alex De Minaur (7.º). Quinto favorito ao título em Barcelona, De Minaur destruiu o britânico Jacob Fearnley (74.º) em apenas 63 minutos, com parciais de 6-1 e 6-2.
A exibição do tenista australiano foi muito bem conseguida, apesar dos 21 erros não-forçados. Altamente eficaz nos pontos cruciais, De Minaur aproveitou quatro de sete oportunidades para quebrar o serviço a Fearnley, ao passo que o britânico não aproveitou nenhum dos dois break points de que dispôs.
Os quartos-de-final do ATP 500 de Barcelona são então encabeçados por um duelo que promete ser escaldante entre Alcaraz e De Minaur, cuja primeira reunião foi precisamente no mesmo torneio, nas meias-finais de 2022. O tenista espanhol venceu esse primeiro confronto e, entretanto, somou mais duas vitórias frente ao Demon, primeiro na final de Queen’s, em 2023, e mais recentemente na final de Roterdão, na presente época.
A antepenúltima ronda da competição é, de resto, recheada de grandes duelos. Stefanos Tsitsipas (16.º) vai defrontar Arthur Fils (14.º), Karen Khachanov (27.º) medirá forças com Alejandro Davidovich Fokina (30.º) e Holger Rune (13.º) vai ter pela frente o norueguês Casper Ruud (10.º), num duelo que também promete.