OEIRAS — Foi com muita emoção e muito sofrimento à mistura que Francisca Jorge e Matilde Jorge iniciaram a defesa do título no WTA 125 do Jamor, onde só esta sexta-feira atuaram lado a lado e carimbaram a passagem aos quartos de final de pares.
Segundas cabeças de série, as irmãs portuguesas tiveram de recuperar de 5-7 e 2-5 e de anular três match points nesse jogo para darem a volta à croata Lucija Ciric Bagaric e à sérvia Lola Radivojevic e vencerem por 5-7, 7-6(5) e 10-7 num embate de duas horas que aconteceu num dos courts secundários do complexo.
Um ano após conquistarem o primeiro título da história do ténis português com a chancela WTA, Francisca Jorge e Matilde Jorge arranjaram forma de se manterem na luta pela revalidação e agarraram a última vaga nos quartos de final — numa altura em que até já havia uma dupla semifinalista.
No sábado, as duas melhores jogadoras lusas da atualidade vão enfrentar a brasileira Ingrid Gamarra Martins (88.ª) e a eslovena Tamara Zidansek (163.ª). À espera das vencedoras desse embate estão já as norte-americanas Carmen Corley (112.ª) e Christina Rosca (180.ª).