Não há forma de Iga Swiatek (2.ª WTA) conseguir contornar a letã Jelena Ostapenko (24.ª). As duas tenistas mediram forças, este sábado, pela sexta vez na história e pela sexta vez foi a campeã da edição de 2017 de Roland-Garros a levar a melhor. Matchup difícil para a polaca, Ostapenko prevaleceu em mais de duas horas de encontro, com os parciais de 6-3, 3-6 e 6-2, e avançou para as meias-finais do WTA 500 de Estugarda.
Finalista em Doha, Ostapenko jogou os quartos-de-final de um torneio WTA em 2025 pela segunda vez e manteve o rácio de 100 por cento de aproveitamento nessas ocasiões. O encontro teve momentos caóticos, foi recheado de oportunidades de break para ambos os lados e entretido para quem assistiu.
Um arranque absolutamente fulgurante da letã levou a que esta abrisse rapidamente uma vantagem de 5-1 no primeiro parcial, com três breaks em outros tantos jogos de serviço de Swiatek, que só conseguiu devolver uma das quebras pelo meio. A polaca ainda conseguiu um segundo break e, por fim, um jogo de serviço para reduzir para 5-3 e reacender a discussão, mas Ostapenko fechou o set com um jogo em branco no segundo momento em que serviu para se adiantar no placard.
Bem menos caótico foi o segundo parcial. Swiatek encontrou o seu ritmo ao serviço, quebrou primeiro e embora Ostapenko tenha conseguido o contra break, a polaca manteve a frieza e fez novo break na altura certa para chegar ao 5-3 e fechar o set de seguida.
Com um set para cada lado, coube depois a Ostapenko replicar a receita da primeira partida. A tenista de 27 anos teve uma entrada forte no último parcial, colocou-se a vencer por 3-0 e deixou Swiatek sob pressão. O único break foi fazendo a diferença ao longo do set e Swiatek teve uma oportunidade de ouro, com um break point a 4-2 para colocar novamente tudo em pé de igualdade. Ostapenko eliminou essa hipótese de cima da mesa, avançou para o 5-2 e consumou depois uma segunda quebra de serviço para selar o triunfo.
Agora a liderar por 6-0 no confronto direto, já depois de ter derrotado Swiatek também em Doha, Jelena Ostapenko avança para as meias-finais do WTA 500 de Estugarda. Foi a terceira vitória do ano sobre tenistas do top 10 e a 23.ª da carreira para a letã, que procura o terceiro título em torneios WTA 500 e o primeiro em terra batida (venceu na relva de Eastbourne, em 2021, e no piso rápido de Linz, em 2024). No caminho de Ostapenko segue-se a russa Ekaterina Alexandrova (22.ª), que colocou ponto final ao grande momento de forma de Jessica Pegula (3.ª) com claros 6-0 e 6-4.