OEIRAS – A húngara Dalma Galfi (149.ª WTA) foi a primeira vencedora do dia no Court Central do Complexo de Ténis do Jamor para amealhar o primeiro título com chancela WTA da carreira.
O troféu no Oeiras Ladies Open 125 é o décimo da carreira da antiga top 80 do ranking feminino, primeiro acima da categoria ITF e primeiro desde o verão de 2022. Para tal, precisou de inverter uma desvantagem para bater a norte-americana Katie Volynets (80.ª), segunda cabeça de série, com os parciais de 4-6, 6-1 e 6-2 em 2h13.
O primeiro WTA 125 do palmarés surgiu à terceira tentativa, segunda no presente mês de abril após a derrota no derradeiro duelo numa prova da mesma estirpe em La Bisbal D’Empordá, em Espanha.
Sem chuva, mas com ameaças e muito vento a rondar o mítico court nacional, Galfi viu a mais cotada impor-se num primeiro set no qual as duas dispuseram de três break points, só que somente a californiana conseguiu concretizar.
No entanto, o set de desvantagem não traumatizou a tenista de 26 anos, ex-top 80 em 2022, ano em que atingiu no Jamor a semifinal do mesmo torneio, mas da categoria ITF W60. Esse primeiro set foi, aliás, o único que acabou por ceder em toda a semana – as duas tinham chegado à decisão imaculadas nesse sentido.
Em condições pesadas, a maior potência da número três húngara e o maior acerto no uso e abuso de amorties viraram a contenda e o forte arranque em ambos os parciais seguintes, nos quais não voltou a ceder o serviço anulando quatro break points, provocaram uma forte celebração. Não era para menos: ao maior troféu já conquistado e ao eliminar da seca de sucessos, Galfi garantiu uma subida no ranking de cerca de 25 lugares, mesmo com a perna esquerda, na zona do joelho, toda enfaixada há vários dias. O regresso ao top 100 fica a cerca de 20 lugares e 80 pontos de distância.