Ana Filipa Santos, Amália Suciu, Analu Freitas, Teresa Franco Dias, Matilde do Canto Parreira, Carla Tomai e Catarina Moreira são as tenistas portuguesas que já esta segunda-feira lutam pela passagem ao quadro principal de singulares do Oeiras CETO Open, o ITF W100 que acontece no Clube Escola de Ténis de Oeiras entre os dias 21 e 27 de abril.
Terminado o Oeiras Open 125 no Jamor, a Federação Portuguesa de Ténis regressa ao histórico clube do mesmo município para organizar mais uma edição deste torneio internacional feminino, a segunda consecutiva nesta categoria (que é a mais importante da Federação Internacional de Ténis).
Com 100 pontos WTA em jogo, as sete representantes lusas tentarão, a partir das 10 horas desta segunda-feira, conquistar os bilhetes dourados (há oito no total) para o quadro principal, onde já estão Francisca Jorge, Matilde Jorge e Angelina Voloshchuk.
Ana Filipa Santos é a mais cotada (974.ª WTA) e também a mais experiente de toda a comitiva lusa e abre a campanha contra a cazaque Zhibek Kulambayeva, número 312 mundial e sétima cabeça de série da fase de qualificação.
Seguem-se Analu Freitas (1228.ª), que vai medir forças com a neerlandesa Lian Tran (367.ª), Amália Suciu (1294.ª), com encontro marcado frente a Jesika Maleckova (431.ª), e Teresa Franco Dias (1373.ª), que terá como adversária inaugural a espanhola Cristina Diaz Adrover (443.ª).
Matilde do Canto Parreira e Carla Tomai também têm classificação WTA (estão empatadas na posição 1404) e estreiam-se, respetivamente, perante a russa Maria Timofeeva (255.ª) e a italiana Nicole Fossa Huergo (258.ª). De todas as participantes lusas, Catarina Moreira é a única que ainda não tem classificação profissional. A jovem de 21 anos medirá forças com Emily Appleton (372.ª).