Ex-top 25 WTA marca encontro com principal cabeça de série do Oeiras CETO Open

Beatriz Ruivo/FPT

OEIRAS – Mona Barthel impôs-se no derradeiro encontro da segunda ronda da nona edição do Oeiras CETO Open e agendou confronto nos quartos de final contra Greet Minnen, a única top 100 WTA presente na competição e responsável pela eliminação de Matilde Jorge.

23.ª WTA em 2013 e dona de quatro títulos no circuito maior (um deles um WTA 500) em sete finais, a alemã de 34 anos está a tentar o regresso à elite. Em Oeiras, depois da derrota na ronda inaugural do Jamor, garantiu a presença no antepenúltimo dia ao superar a suíça Simona Waltert (149.ª da tabela feminina e semifinalista no Oeiras Ladies Open) ao recuperar de uma desvantagem para celebrar com os parciais de 1-6, 6-3 e 6-4.

A atual 207.ª do ranking encara agora a 90.ª da hierarquia, número dois belga, num duelo até digno de palcos maiores. Esse é um dos quatro embates de singulares da jornada de sexta-feira, outro deles vai opor a número um nacional Francisca Jorge à russa Elena Pridankina.

De resto, Yue Yuan – 103.ª, 36.ª na época passada depois de inaugurar o palmarés WTA em Austin e de atingir os quartos de final em Indian Wells -, a terceira melhor chinesa da atualidade, não precisou de suar muito e aplicou uma ‘bicicleta’ à checa Jesika Maleckova (416.ª), vinda da fase prévia, salvando cinco pontos de break em dois jogos distintos para manter a folha limpa.

A próxima adversária da segunda pré-designada vem da Áustria: Sinja Kraus (167.ª), que interrompeu a campanha da sérvia Nina Stojanovic, 175.ª, mas antiga 81.ª, sobressaindo por 7-6(2) e 6-4.

A norte-americana Louisa Chirico (151.ª e quinta mais cotada) e Darja Semenistaja (133.ª e quarta favorita) também avançaram, pelo que quatro das cinco mais credenciadas vão estar na jornada de sexta-feira – do lote de cabeças de série, somente Solana Sierra (terceira), Simona Waltert (sexta) e Tamara Zidansek (sétima) ficaram pelo caminho, a última aos pés de Francisca Jorge, ainda que tenha desistido no final do segundo parcial.

Chirico inverteu dois breaks de atraso (5-2) no primeiro set para bater a qualifier espanhola Cristina Diaz Adrover (437.ª) por 7-6(4) e 6-1. Já Semenistaja somou o sétimo triunfo consecutivo (venceu já este mês um WTA 125 em Espanha) ao dominar a também qualifer Tena Lukas (croata, 292.ª) por 6-2 e 7-5.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.