OEIRAS – A número um nacional Francisca Jorge (277.ª WTA) garantiu esta quinta-feira uma vaga nos quartos de final do Oeiras CETO Open.
Finalista deste torneio em 2023 (na altura um ITF W60, agora um W100), a vimaranense de 25 anos marcou encontro com Elena Pridankina (178.ª) pela primeira vez na carreira – a russa superou, no duelo de abertura da jornada, a sérvia Lola Radivojevic (176.ª) por 6-3 e 7-5.
Contra Tamara Zidansek (155.ª), Francisca Jorge tinha acabado de arrecadar o segundo parcial com quatro winners quando a eslovena, antiga semifinalista de Roland-Garros (2021) e 23.ª da hierarquia feminina (vencedora de um título no circuito principal em três finais) desistiu, doente. O resultado marcava 3-6, 6-4 em 1h44.
Visivelmente mais lenta desde meados do segundo set, Zidansek acabou por sucumbir também às condições muito quentes da jornada, claramente o dia com temperaturas mais elevadas da quinzena de Oeiras.
Jorge precisou de recuperar de 3-1 no segundo parcial. No primeiro set só conseguiu ter olhos para um break point, até o primeiro do embate, mas ao longo do compromisso foi descobrindo formas de magoar a mais experiente (27 anos) e cotada opositora ao encontrar a esquerda mais frágil de Zidansek – a direita, um das pancadas com mais rotação no circuito feminino, fez muitos estragos na primeira metade do duelo.
Uma semana depois de perder os pontos relativos aos quartos de final do Oeiras Ladies Open de 2024, Francisca Jorge já está a somar mais 21 do que na época transata, na altura derrotada na ronda de estreia.