OEIRAS – Quinta-feira em pares, esta sexta-feira nos singulares: Francisca Jorge superou Elena Pridankina (178.ª WTA) em dois dias consecutivos para atingir pela segunda vez na carreira as meias-finais no Clube Escola de Ténis de Oeiras.
No terceiro encontro dos quartos de final da nona edição do Oeiras CETO Open, a número um nacional (277.ª) recuperou três vezes de break abaixo no segundo parcial para se impor por 6-2 e 6-4 em 83 minutos.
Depois de um primeiro set irrepreensível, a vimaranense de 25 anos viu a possante adversária responder à letra – ténis bastante agressivo em todas as pancadas, sempre na ideia de fechar o ponto o mais rapidamente possível – e concretizar três das quatro oportunidades criadas.
Menos eficaz a portuguesa, mas muito mais perigo criado (12 break points). Foi preciso muita paciência, assertividade, variedade na altura de bola e saber esperar pelo momento certo para puxar o gatilho, predisposição personificada no match point celebrado com mais um hurro de êxtase.
Apurada para as meias-finais no CETO pela segunda vez, a finalista de 2023 aguarda agora pelo derradeiro duelo individual da jornada: Greet Minnen (90.ª WTA, a única top 100 da prova, responsável pela eliminação da irmã Matilde Jorge na véspera) ou Mona Barthel (207.ª, ex-23.ª e campeã de quatro títulos no circuito maior em sete finais).
Quem vencer o último ponto do embate agenda frente a frente com a número um nacional, apurada para a primeira meia-final de 2025, primeira desde o Caldas da Rainha Ladies Open de setembro, prova igualmente ITF W100. No total, é a terceira vez na carreira que atinge o penúltimo desafio numa prova deste calibre (Figueira da Foz 2023).
Antes disso, no entanto, Francisca Jorge vai ainda regressar ao Court Central do Clube Escola de Ténis de Oeiras para as meias-finais de pares ao lado da irmã em busca da revalidação do título conquistado há um ano.