Primeira cabeça de série e top 100 WTA no caminho de Francisca Jorge no Oeiras CETO Open

Beatriz Ruivo/FPT

OEIRAS – Parece déjà vu, mas não é: dois dias depois de medir forças com Matilde Jorge na segunda ronda do Oeiras CETO Open, Greet Minnen separa Francisca Jorge de uma segunda final no Clube Escola de Ténis de Oeiras.

A número dois belga, 90.ª da tabela WTA (única top 100 do quadro – 59.ª em 2023), despachou sem apelo nem agravo a experiente alemã Mona Barthel, 207.ª do ranking, 23.ª em 2013 (detentora de quatro troféus no circuito maior em sete finais), através dos esmagadores parciais de 6-1 e 6-0.

O encontro não teve qualquer história: nos 62 minutos de embate, Mona Barthel disparou erros a torto e direito e não conseguiu lidar com o dia mais ventoso da semana. Pelo contrário, Minnen, habitualmente agressiva, só precisou de aguentar e esperar pela debacle do outro lado da rede.

Ainda assim, Greet Minnen anulou seis pontos de break em três jogos de serviço distintos.

Para a tenista de 27 anos, esta será a segunda meia-final da temporada após ter atingido a mesma fase no WTA 250 de Austin no início de março. Curiosamente, apesar de ex-top 60, Minnen procura no CETO o maior título da carreira: nunca amealhou uma final no circuito principal e perdeu duas decisões a nível 125 e duas em ITF W100, torneios da mesma estirpe deste.

Será um primeiro frente a frente entre a número um nacional e a segunda melhor belga da atualidade.

A outra semifinal vai ter também um encontro inédito entre a chinesa Yue Yuan e a letã Darja Semenistaja.

Yuan (103.ª atual e 36.ª na época passada após vencer o primeiro título WTA em Austin e só parar nos quartos de final de Indian Wells) tem sido a melhor jogadora até ao momento e ainda só consentiu oito jogos em três triunfos. Esta sexta-feira, a número três chinesa bateu sem problemas de maior a número um austríaca, Sinja Kraus, oitava cabeça de série (167.ª), por 6-1 e 6-3, invertendo uma desvantagem de 3-1 no segundo parcial para encerrar o duelo com cinco jogos de empreitada.

Já Darja Semenistaja também chega ao penúltimo dia sem perder qualquer set. A segunda melhor jogadora da Letónia, quarta pré-designada da prova fruto do posto 133 WTA, está agora numa série de oito sucessos consecutivos a atuar individualmente (pelo menos quebrou a sequência ao serviço da seleção contra Francisca Jorge) no seguimento do segundo troféu WTA 125 ganho em Espanha já neste mês de abril.

Nos quartos de final, Semenistaja superou outra das favoritas, a norte-americana Louisa Chirico (quinta, colocada no lugar 151 da hierarquia), com os parciais de 6-4 e 7-5. A tenista de 22 anos ainda desperdiçou a primeira chance de terminar o compromisso (dispôs de dois match points, aí na resposta ao serviço), mas manteve a folha limpa em Oeiras e sobressaiu em 1h45.

Para Yue Yuan, a meia-final no CETO é a primeira da temporada – chegou a Portugal a semana passada para jogar o Oeiras Ladies Open apenas com três triunfos em 2025, agora tem outros três só neste torneio. Para Darja Semenistaja será a terceira da época

As meias-finais, com início às 11h30, dificilmente podiam ser melhores: a melhor jogadora portuguesa da atualidade e três das quatro mais cotadas do torneio. A não perder, com entrada grátis.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.