João Fonseca (65.º) voltou a ter uma breve passagem pelo Millennium Estoril Open e, à semelhança do que acontecera na última edição, também perdeu na primeira ronda. O jovem prodígio brasileiro de 18 anos defraudou as expetativas dos fãs de ambos os lados do Atlântico que encheram o Estádio Millennium e despediu-se da corrida pelo título do maior torneio português.
Novamente incapaz de demonstrar na terra batida do Clube de Ténis do Estoril todo o potencial que faz dele uma das maiores jovens promessas do ténis mundial, Fonseca expressou-se de forma tímida diante do neerlandês Jesper de Jong (93.º), que teve mais razões para celebrar ao dominar por 6-2 e 7-5.
Com uma entrada em falso, o natural do Rio de Janeiro rapidamente ficou para trás no marcador e já não conseguiu colocar travão ao impulso do holandês, que até dilatou a margem com uma nova quebra de serviço.
De Jong repetiu a façanha na abertura da segunda partida e conduziu os acontecimentos a 3-0, antes de Fonseca reagir para restaurar a igualdade. Ainda assim, o sul-americano não teve oportunidades concretas de fazer a diferença e abriu espaço para que o europeu voltasse a assumir o controlo a caminho da vitória.
Um ano depois de não ter resistido a Jan Choinski, João Fonseca volta a ser barrado logo na primeira eliminatória na Costa do Sol. Para Jesper de Jong, o obstáculo que se segue em solo luso é o lucky loser Bernabe Zapata Miralles, encarregue de ditar o fim de linha ao português Jaime Faria.