Gastão Elias deixa escapar triunfo e acaba afastado no Estoril

Millennium Estoril Open

Esteve perto, muito perto, mas não aconteceu. Gastão Elias (339.º ATP), que tinha conquistado a primeira vitória no Millennium Estoril Open desde 2017 ao ultrapassar a primeira ronda, esteve a um jogo de se apurar para os quartos de final do maior torneio de ténis disputado em Portugal. O tenista luso serviu para a vitória perante o chileno Nicolas Jarry (57.º), mas cedeu por 6-2, 4-6 e 7-5.

O arranque foi desastroso para o tenista português. Antes que pudesse sequer sentir a bola, Gastão Elias já perdia por 0-4, com dois breaks de desvantagem.

Aos poucos, o tenista da Lourinhã foi entrando no embate, mas sempre com o desafio de descortinar um antídoto para o potente serviço do chileno. Jarry, sempre agressivo e a procurar fechar os pontos em poucas pancadas, foi capaz de em vários momentos responder de forma profunda e a retirar tempo a Elias para preparar as pancadas, algo que colocou o tenista luso em dificuldades.

Depois de um primeiro parcial decidido pela entrada avassaladora do gigante chileno, Gastão Elias começou a encontrar o seu ritmo e, aos poucos, a espreitar formas de poder castigar o saque do adversário. Sempre que o ponto se prolongou, o português saiu maioritariamente por cima. A Jarry pouco interessavam rallies longos, tendo em conta que quase sempre terminaram com erros diretos.

Quando finalmente descobriu o caminho para o break, Gastão Elias colocou-se na posição de servir para fechar a segunda partida, mas sofreu de imediato o contra break. Como bom português, foi a ferros que o experiente tenista de 34 anos resgatou a vitória no segundo set, assente na resiliência para conseguir nova quebra de serviço imediata.

O set decisivo teve a ligeira vantagem para Elias de servir à frente, pelo que a cada jogo de serviço conquistado, o português deixava Jarry mais pressionado. Gastão soube tirar proveito disso e comandou praticamente de fio a pavio. Porém, claudicou na pior altura, quando servia a 5-3 para fechar o encontro e tal como tinha acontecido na segunda partida. Jarry puxou dos galões no momento de maior aperto, reverteu por completo o rumo do encontro e alinhou cinco jogos consecutivos para selar o triunfo.

Para Nicolas Jarry, segue-se agora o embate dos quartos de final, onde o adversário pode ser o primeiro cabeça de série, o canadiano Félix Auger-Aliassime (19.º). Para isso, o melhor cotado da prova tem de vencer o italiano Andrea Pellegrino (237.º) na estreia.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Total
0
Share
Vista geral sobre privacidade

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência de navegação. As informações são guardadas no seu browser e permitem reconhecer o seu regresso ao website, bem como ajudar a nossa equipa a perceber que secções acha mais úteis e interessantes.